Educação física-motora na aptidão física e conhecimento corporal de sujeitos com deficiência

Autores

  • Carlos C. Marta Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior, Instituto Politécnico da Guarda (UDI, Guarda, Portugal).
  • Telma R. Almeida Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB, Castelo Branco, Portugal).
  • Paulo Silveira Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB, Castelo Branco, Portugal), Sport, Health & Exercise Reseach Unit, Instituto Politécnico de Castelo Branco (SHERU).
  • Ana R. Alves Departamento de Ciências do Desporto, Universidade da Beira Interior (UBI, Covilhã, Portugal), Research Centre in Sports, Health and Human Development (CIDESD, Portugal).
  • Natalina R. Casanova Departamento de Desporto e Expressões, Instituto Politécnico da Guarda (IPG, Guarda, Portugal).
  • Helena P. Mesquita Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB, Castelo Branco, Portugal), Sport, Health & Exercise Reseach Unit, Instituto Politécnico de Castelo Branco (SHERU), Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA)

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.vi.68

Palavras-chave:

Deficiência, consciência corporal, condição física, programa de intervenção

Resumo

O presente estudo teve como propósito avaliar e comparar o conhecimento corporal e a aptidão física de sujeitos com deficiência, após implementação de programa com duração de seis meses, bem como verificar as propriedades psicométricas de um novo instrumento, através da sua validação factorial exploratória e confirmatória. A bateria de testes multicomponente contemplou quatro dimensões: conhecimento corporal, locomoção, estabilidade e manipulação de objetos.
A amostra foi constituída por 162 sujeitos, 69 do género feminino e 93 do género masculino, com uma média de idades de 40.20±12.83 anos, pertencentes a 7 instituições portuguesas do distrito da Guarda, Covilhã e Castelo Branco.
A análise factorial exploratória e confirmatória permitiu assumir que o modelo é válido para a população em estudo. Foram verificadas diferenças estatisticamente significativas nas dezanove tarefas da bateria de testes, tendo os sujeitos melhorado a sua aptidão física e o seu conhecimento corporal. Observaram-se diferenças significativas entre géneros no salto horizontal, salto vertical, passe e receção de bola, condução de bola, corrida e resistência. Contudo, não foram observadas diferenças significativas entre géneros, nos parâmetros do conhecimento corporal. Verificou-se ainda uma associação entre a aptidão física e o conhecimento corporal.

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

Marta , C., Almeida, T., Silveira , P., Alves , A., Casanova , N., & Mesquita , H. (2023). Educação física-motora na aptidão física e conhecimento corporal de sujeitos com deficiência. Egitania Sciencia, 31(II Edição Especial: Educação), 29–47. https://doi.org/10.46691/es.vi.68