A arte da educação e a educação pela arte

Autores

  • Carlos Reis Universidade de Coimbra/CEIS20
  • Maria Formosinho Universidade Portucalense/CEIS20

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.v1i26.135

Palavras-chave:

atividade pedagógica, educação artística, educação pela arte, taylorismo na educação

Resumo

Neste artigo, os autores ensaiam uma reconceptualização da atividade pedagógica, estabelecendo distância crítica face à visão tecnicista e performativa que está implícita em muitos dos processos de avaliação da sua qualidade. Neste sentido, denunciam o vácuo ontológico que invalida a perspetiva construtivista da ação educativa e buscam um nexo da educação com o domínio artístico para compreender as potencialidades criativas da arte e o seu impacto na formação dos indivíduos, excluindo o fundamentalismo da mensuração que nutre a miséria simbólica e abre caminho para a robotização do humano.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Reis, C., & Formosinho, M. (2020). A arte da educação e a educação pela arte. Egitania Sciencia, 1(26), 133–146. https://doi.org/10.46691/es.v1i26.135

Edição

Secção

Artigos