A arte da educação e a educação pela arte
DOI:
https://doi.org/10.46691/es.v1i26.135Palavras-chave:
atividade pedagógica, educação artística, educação pela arte, taylorismo na educaçãoResumo
Neste artigo, os autores ensaiam uma reconceptualização da atividade pedagógica, estabelecendo distância crítica face à visão tecnicista e performativa que está implícita em muitos dos processos de avaliação da sua qualidade. Neste sentido, denunciam o vácuo ontológico que invalida a perspetiva construtivista da ação educativa e buscam um nexo da educação com o domínio artístico para compreender as potencialidades criativas da arte e o seu impacto na formação dos indivíduos, excluindo o fundamentalismo da mensuração que nutre a miséria simbólica e abre caminho para a robotização do humano.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Egitania Sciencia
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.