A importância do ensino: contributos da teoria histórico-cultural - escola de vigotsky

Autores

  • Maria Damião Universidade de Coimbra. Professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e membro integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra, Portugal.
  • Claudia Rocha Faculdade Sudamérica – Cataguases, Minas Gerais, Brasil. Doutorada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
  • Maria Nascimento Universidade de Coimbra. Professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.v1i26.134

Palavras-chave:

teoria histórico-cultural, vigotsky, desenvolvimento humano, educação escolar, ensino

Resumo

Traduções recentes do russo para português da obra de Vigotsky (1896-1934) trazem uma luz mais consistente sobre a teoria histórico-cultural, de que este psicólogo é autor nuclear. De facto, o conhecimento, historicamente construído e socialmente valorizado, não é alcançável por aprendizagem espontânea, além de que as funções psíquicas superiores que potencia não decorrem de simples maturação. Por isso, o referido autor situou na zona de desenvolvimento iminente o desempenho de que o educando é capaz com auxílio do educador, e na zona de desenvolvimento real o desempenho autónomo do educando. Tal conceptualização reafirma o papel do ensino nesse desenvolvimento e, por inerência, a função do professor, traduzida na atuação sobre aquilo que ainda não está formado no educando e que ele não consegue formar sozinho.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Damião, M., Rocha, C., & Nascimento, M. (2020). A importância do ensino: contributos da teoria histórico-cultural - escola de vigotsky. Egitania Sciencia, 1(26), 123–131. https://doi.org/10.46691/es.v1i26.134

Edição

Secção

Artigos