A importância do ensino: contributos da teoria histórico-cultural - escola de vigotsky
DOI:
https://doi.org/10.46691/es.v1i26.134Palavras-chave:
teoria histórico-cultural, vigotsky, desenvolvimento humano, educação escolar, ensinoResumo
Traduções recentes do russo para português da obra de Vigotsky (1896-1934) trazem uma luz mais consistente sobre a teoria histórico-cultural, de que este psicólogo é autor nuclear. De facto, o conhecimento, historicamente construído e socialmente valorizado, não é alcançável por aprendizagem espontânea, além de que as funções psíquicas superiores que potencia não decorrem de simples maturação. Por isso, o referido autor situou na zona de desenvolvimento iminente o desempenho de que o educando é capaz com auxílio do educador, e na zona de desenvolvimento real o desempenho autónomo do educando. Tal conceptualização reafirma o papel do ensino nesse desenvolvimento e, por inerência, a função do professor, traduzida na atuação sobre aquilo que ainda não está formado no educando e que ele não consegue formar sozinho.
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