Os valores pessoais e a inteligência emocional como antecedentes do comprometimento no local de trabalho - a relação de influência sobre os comportamentos desviantes

Autores

  • Marisa Santana-Martins Doutoranda em Economia e Administração de Empresas na Universidade da Extremadura. Mestre em Politicas de Desenvolvimento de Recursos Humanos pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa (ULisboa).
  • José Nascimento Prof. Auxiliar e membro do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa (ULisboa). Doutorado em Gestão pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
  • Mª Isabel Sanchez-Hernadez Professora e Investigadora Titular da Universidade da Extremadura na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais no Departamento de Direção de Empresas e Sociologia, Área de Organização de Empresas. Doutorada em Economia Aplicada, Master em Organização de Recursos Humanos, Master em Economia Agrária, Licenciada em Economia com a especialidade de Desenvolvimento Regional.

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.v1i26.136

Palavras-chave:

comprometimento, inteligência emocional, valores pessoais, comportamentos desviantes

Resumo

O comprometimento tem sido considerado quer por autores quer pelas organizações como um tema que se reveste de especial cariz estratégico, ao constituir um meio de retenção do talento, mas também uma condição que potencia o nível de desempenho dos trabalhadores. A competitividade e a necessidade de comprometer o talento têm colocado à gestão de recursos humanos grandes desafios, na necessidade de adotar medidas estratégicas sobre um fenómeno relativamente abstrato, que tem inerente a possibilidade de coexistência de múltiplos objetos de comprometimento no contexto laboral. De acordo com a necessidade de estudos empíricos que auxiliem a tomada de medidas, este artigo sugere um modelo de estudo integrado que inclua a análise de antecedentes e consequentes do comprometimento, conjuntamente com uma análise multinível que permita analisar a transferência de níveis de comprometimento entre diferentes hierarquias da estrutura organizacional. O presente trabalho constitui um artigo conceptual que fundamenta a necessidade da conjugação de diferentes linhas de investigação e metodologias, procurando um conjunto de insights que auxiliem a tomada de decisão nas organizações face a medidas de comprometimento. Propõe-se assim, identificar em que medida os valores pessoais e a inteligência emocional dos trabalhadores podem ser antecedentes do comprometimento organizacional e com o superior hierárquico, bem como qual a sua relação nos comportamentos desviantes.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Santana-Martins, M., Nascimento, J., & Sanchez-Hernadez, M. I. (2020). Os valores pessoais e a inteligência emocional como antecedentes do comprometimento no local de trabalho - a relação de influência sobre os comportamentos desviantes. Egitania Sciencia, 1(26), 147–169. https://doi.org/10.46691/es.v1i26.136

Edição

Secção

Artigos