Validação do questionário de avaliação de hábitos posturais (phaq) para a população portuguesa em crianças do 2º e 3º ciclos do ensino básico

Autores

  • Gustavo Desouzart RECI I&D – Piaget Institute, Viseu, Portugal (Funding Sources: FCT - UID/Multi/04587/2019)
  • Carina Santos ESS Jean Piaget/Viseu – Piaget Institute, Viseu, Portugal
  • Ernesto Filgueiras Comunication Laboratory – LabCom, University of Beira Interior, Covilhã, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.v1i26.129

Palavras-chave:

hábitos posturais, crianças, adolescentes, validação de questionário

Resumo

As alterações posturais que podem surgir em crianças e adolescentes assumem-se como um fator de risco para as disfunções da coluna vertebral na vida adulta. O objetivo do estudo é validar o Questionário de Avaliação dos Hábitos Posturais (PHAQ) em alunos do 2º e 3 º ciclos do ensino básico. O procedimento de validação do PHAQ foi realizado em 3 etapas: adaptação linguística para a população portuguesa através da análise e validação do conteúdo do questionário por um painel de peritos; aplicação do PHAQ à população escolar de Viseu e Leiria; e comparação dos resultados do PHAQ com imagens estáticas fotográficas, analisada por peritos em formato dupla cega. A correlação entre as 11 questões do PHAQ, através do Alpha de Cronbach (α= 0,536) e KMO (0,682) indica que cada questão é específica e deve ser analisada individualmente, visto a análise postural ser de caráter individual e não global. Não houve diferenças entre a análise postural por imagem realizada pelos dois peritos (p> 0,05) e entre as respostas dos participantes com as respostas dadas pela análise dos peritos (p> 0,05). O PHAQ é um instrumento válido para avaliar os hábitos posturais em crianças e adolescentes, pode ser uma boa alternativa à recolha de imagem e assume-se como um método de deteção de alterações posturais, com baixo custo, pouco tempo de aplicação e sem riscos.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Desouzart, G., Santos, C., & Filgueiras, E. (2020). Validação do questionário de avaliação de hábitos posturais (phaq) para a população portuguesa em crianças do 2º e 3º ciclos do ensino básico. Egitania Sciencia, 1(26), 33–47. https://doi.org/10.46691/es.v1i26.129

Edição

Secção

Artigos