Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O artigo é original e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.
  • O artigo deve incluir todas as secções obrigatórias definidas para cada tipo de artigo em publicação e autoria
  • Certifique-se de que sua pesquisa foi conduzida de acordo com os padrões e diretrizes éticas.
  • Declare quaisquer conflitos de interesse que possam surgir na sua pesquisa, incluindo quaisquer relações financeiras, pessoais ou profissionais que possam influenciar os resultados de seu estudo.
  • Todos os autores autorizam a submissão, assim como as autoridades/instituições responsáveis onde o trabalho foi realizado.
  • Foi utilizado o template correto na realização do manuscrito.

Instruções para Autores

Contribuições do Autor

Espera-se que cada autor tenha feito contribuições substanciais para a conceção ou design do trabalho; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados; ou redigiu o trabalho ou o reviu substancialmente; E aprovou a versão submetida (e a versão substancialmente editada se for o caso. Na declaração de originalidade e partilha de direitos de autor, os autores devem indicar a sua contribuição no artigo.

Para artigos de investigação com vários autores/as, um pequeno parágrafo relativo às contribuições individuais deve ser apresentado, organizado por autor/a utilizando os seguintes termos:

Nome Autor 1: Conceptualização, Metodologia, Software, Validação, Análise formal, Investigação, Recursos, Curadoria dos dados, Escrita – preparação do esboço original, Redação – revisão e edição, Visualização, Supervisão, Administração do projeto, Aquisição de financiamento.

Nome Autor 2: Conceptualização, Metodologia, Software, Validação, Análise formal, Investigação, Recursos, Curadoria dos dados, Escrita – preparação do esboço original, Redação – revisão e edição, Visualização, Supervisão, Administração do projeto, Aquisição de financiamento.

Conflitos de Interesse

Os autores devem identificar e declarar quaisquer circunstâncias ou interesses pessoais que possam ser percebidos como influenciando a representação ou interpretação dos resultados de pesquisa relatados.

Os artigos devem incluir:

Assunto inicial (português, inglês e espanhol): Título, Lista de autores *, Afiliações, Resumo, Palavras-chave.

Secções do artigo (de acordo com o tipo de artigo).

Assunto anterior: Materiais complementares, Agradecimentos, Contribuições dos autores, Conflitos de interesse, Referências.

Siglas/Abreviaturas: não devem ser definidas no resumo. Devem ser definidos na primeira vez que aparecem numa das secções do artigo. Quando definida pela primeira vez, a sigla/abreviatura deve ser adicionada entre parênteses após a forma escrita.

Unidades do SI (Sistema Internacional de Unidades): no artigo de ser usadas as unidades SI. 

Equações: As equações devem ser editáveis pelo escritório editorial e não aparecerem em formato de imagem. Use o Microsoft Equation Editor. 

Assunto inicial do artigo

Estas secções devem aparecer em todos os tipos de manuscritos: 

Título: O título do seu artigo deve ser conciso, específico e relevante.

Lista de Autores e Afiliações: *As informações sobre os autores deverão ser preenchidas pelos mesmos na plataforma online durante a submissão do artigo. Deve constar obrigatoriamente primeiro e último nome, afiliação e email. Pelo menos um autor deve ser designado como o autor correspondente. O endereço de e-mail de o autor correspondente será exibido no artigo publicado. Contribuições iguais: autores que contribuíram igualmente devem ser marcados com um símbolo sobrescrito (†). O símbolo deve ser incluído abaixo das afiliações, e a seguinte declaração adicionada: “Estes autores contribuíram igualmente para este trabalho”. 

Resumo: O resumo deve ter no máximo cerca de 300 palavras. O resumo deve ser um parágrafo único. O resumo deve ser conciso e informativo, que descreve brevemente o problema que está a ser abordado, a metodologia utilizada, os resultados alcançados e as principais conclusões. O resumo deve ser claro e objetivo, destacando os pontos mais importantes do artigo.

Palavras-chave: Quatro a sete palavras-chave adicionadas após o resumo separadas por ponto e vírgula (;). Recomendamos que as palavras-chave sejam específicas para o artigo, mas razoavelmente comuns dentro da temática do assunto.

Secções do artigo

Introdução: A introdução deve apresentar o tema do artigo, incluindo uma revisão da literatura existente e os objetivos do estudo.

Contextualização teórica (opcional): Apresentar uma revisão completa e crítica da literatura existente sobre o tema do estudo, destacando os principais trabalhos já realizados, as lacunas de conhecimento e as áreas que ainda precisam ser exploradas. Além disso, é importante que os autores justifiquem a relevância do estudo desenvolvido, explicando como pode contribuir para o avanço do conhecimento na área de estudo e como pode impactar positivamente a sociedade em geral.

Materiais e Métodos ou Metodologia: Explicar de forma clara e objetiva o método escolhido para realizar o estudo, incluindo o tipo de pesquisa, os participantes envolvidos, os materiais e instrumentos utilizados, os procedimentos de recolha de dados, os métodos de análise de dados, entre outros aspetos relevantes.

Resultados: Os resultados devem apresentar os principais achados do estudo, incluindo tabelas e figuras relevantes.

Discussão: A discussão deve interpretar os resultados do estudo, incluindo suas implicações teóricas e práticas, limitações do estudo e sugestões para pesquisas futuras.

Conclusões: Reiterar os objetivos do estudo e destacar como os resultados encontrados contribuem para responder às perguntas de pesquisa propostas. É importante que os autores discutam as implicações dos resultados para a área de estudo e apresentem sugestões para futuras pesquisas que possam aprofundar e expandir o conhecimento na área.

Bibliografia: As referências devem seguir as normas APA 7th da American Psychological Association. As referências ser inseridas por ordem de aparecimento no texto (incluindo legendas de tabelas e legendas de figuras) e listadas por ordem alfabética nesta seção. Recomendamos a utilização de software de bibliografia, como EndNote, ReferenceManager ou Mendeley para evitar erros de digitação e referências duplicadas.

Seguem-se exemplos de como realizar a bibliografia do artigo.

Para a formatação das referências bibliográficas, é necessário seguir as normas da APA (American Psychological Association) e colocar por ordem alfabética. Seguem-se exemplos de como realizar a bibliografia do manuscrito.

Livros

Apelido(s), Inicial do Nome. (ano). Título do livro (Nºed.). Editora.

Pestana, H. P., & Gageiro, J. N. (2008). Análise de dados para as ciências sociais-A complementaridade do SPSS. (5ª ed.). Edições Sílabo.

Capítulo de Livro

Apelido, Inicial do Nome. (Ano). Título da parte ou do volume. In Inicial do nome. Apelido do editor(es) do livro (Ed. ou Eds.), Título do livro (Edição, volume, pp. xx–xx). Editora. DOI ou URL

Morlini, I. (2013). Using latent variables in model based clustering: na e-government application. In P. E. Oliveira, M. G. Temido, C. Henriques, & M. Vichi (Eds.), Recent developments in modeling and applications in statistics (pp. 3-11). Springer.

Artigos em revistas

Apelido(s), Inicial do Nome. (Ano). Título. Título da Revista,volume (número), páginas.

Aznar, M. (2017). 21st Century tourism: threats and opportunities. Egitania Sciencia, (Special Edition), 7-29.

Correia, C. I. S., Chaves, C., Batista, B., Rosário, H., & Teixeira, R. (2021). Aplicação do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar-Um Estudo de Caso. Egitania Sciencia, 1(28), 187-203.

Damião, H., Rocha, C. C., & Nascimento, M. A. (2020). A Importância do Ensino: Contributos da Teoria Histórico-Cultural-Escola de Vigotsky. Egitania Sciencia, 1(26), 123-131.

Figueiredo, E., & Paiva, T. (2018). O papel da gestão de recursos humanos na gestão do conhecimento–Os casos da análise e descrição de funções, recrutamento e seleção e acolhimento. Egitania Sciencia, 1(22), 7-17.

Lopes, V. A. P., & do Arco, H. R. (2019). Intervenções na Sobrecarga de Cuidadores Informais de Idosos Dependentes na Comunidade-Revisão Integrativa da Literatura. Egitania Sciencia, 2(25), 121-135.

Nascimento, L., Pimentel, M. H., & Aragão, M. Â. (2017). Uso de produtos naturais com fins terapêuticos em pediatria. Egitania Sciencia, (21), 111-128.

Página WEB

Autor. (ano, mês), Título. URL

Food Standards Agency (2016, abril). Guide to creating a front of pack (FOP) nutrition label for pre-packed products sold through retail outlets. https://www.food.gov.uk/sites/default/files/media/document/fop-guidance_0.pdf.

Secções suplementares do artigo (Opcionais)

Materiais Suplementares: Descreva qualquer material suplementar publicado no artigo (figura, tabelas, gráficos, etc.). Por favor, indique o nome e o título de cada elemento da seguinte forma, Figura S1: título, Tabela S1: título, Gráfico S1, etc.

Financiamento: Todas as fontes de financiamento do estudo devem ser divulgadas. Apenas deve ser incluída na versão final para publicação, de modo garantir um peer review imparcial. 

Agradecimentos: Nesta seção, você pode reconhecer qualquer apoio dado que não esteja coberto pela contribuição do autor ou pela secções de financiamento. Isso pode incluir suporte administrativo e técnico ou doações em espécie (por exemplo, materiais usados para experiências). Apenas deve ser incluída na versão final para publicação, de modo garantir um peer review imparcial.

Figuras, Esquemas, Tabelas e Gráficos: As figuras, esquemas, tabelas e gráficos devem ser dispostas de forma clara e fácil de entender, ao longo do texto do artigo. 

As figuras, esquemas, tabelas e gráficos devem ainda ser fornecidas durante a submissão num único arquivo zip e com uma resolução suficientemente alta (mínimo de 1000 pixels de largura/altura ou resolução de 300 dpi ou superior). Formatos comuns são aceitos, no entanto, TIFF, JPEG, EPS e PDF são os preferidos.

Template de artigo

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