Inovação nas empresas de serviços: análise do inquérito comunitário à inovação
DOI:
https://doi.org/10.46691/es.v1i28.91Palavras-chave:
inovação, inquéritos europeus, inovação dos serviçosResumo
O principal objetivo deste estudo é fazer uma análise evolutiva do Community Innovation Survey (CIS) 2014 e CIS 2018, bem como entender o papel dos inquéritos europeus de inovação na medição da capacidade de inovação nos serviços, com base na análise dos dados europeus. Metodologicamente, neste estudo propõem-se duas análises complementares: a análise teórica e conceptual realizada através de pesquisa bibliográfica sobre a evolução dos inquéritos europeus, e a análise empírica que tem o enfoque nos resultados obtidos de seis inquéritos europeus de atividades de inovação das empresas de serviços por atividade económica, número de pessoas ao serviço e obstáculos à inovação. Os resultados mostram que a interação entre elementos não tecnológicos e tecnológicos tem sido cada vez mais reconhecida; porém, o tratamento da inovação tecnológica e não tecnológica nos inquéritos europeus ainda é desigual.
Palavras Chave: inovação, inquéritos europeus, inovação dos serviços.
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