Inovação nas empresas de serviços: análise do inquérito comunitário à inovação

Autores

  • Lilian Purcinelli Alunas de Mestrado em Gestão. Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Instituto Politécnico da Guarda
  • Cátia Pinto Alunas de Mestrado em Gestão. Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Instituto Politécnico da Guarda
  • Márcia Ventura Alunas de Mestrado em Gestão. Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Instituto Politécnico da Guarda
  • Maria Natário Doutora em Economia. Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior. Instituto Politécnico da Guarda (UDI/IPG)

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.v1i28.91

Palavras-chave:

inovação, inquéritos europeus, inovação dos serviços

Resumo

O principal objetivo deste estudo é fazer uma análise evolutiva do Community Innovation Survey (CIS) 2014 e CIS 2018, bem como entender o papel dos inquéritos europeus de inovação na medição da capacidade de inovação nos serviços, com base na análise dos dados europeus. Metodologicamente, neste estudo propõem-se duas análises complementares: a análise teórica e conceptual realizada através de pesquisa bibliográfica sobre a evolução dos inquéritos europeus, e a análise empírica que tem o enfoque nos resultados obtidos de seis inquéritos europeus de atividades de inovação das empresas de serviços por atividade económica, número de pessoas ao serviço e obstáculos à inovação. Os resultados mostram que a interação entre elementos não tecnológicos e tecnológicos tem sido cada vez mais reconhecida; porém, o tratamento da inovação tecnológica e não tecnológica nos inquéritos europeus ainda é desigual.

Palavras Chave: inovação, inquéritos europeus, inovação dos serviços.

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Publicado

2023-07-11

Como Citar

Purcinelli, L., Pinto, C., Ventura, M., & Natário, M. (2023). Inovação nas empresas de serviços: análise do inquérito comunitário à inovação . Egitania Sciencia, 1(28), 155–172. https://doi.org/10.46691/es.v1i28.91

Edição

Secção

Artigos