Adesão à terapêutica na pessoa com hipertensão arterial: revisão integrativa da literatura

Autores

  • Andrea Silva Santos Pinto Mestre em Gestão de Unidades de Saúde, Mestre em Enfermagem Comunitária, Enfermeira na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Teixoso, Portugal.
  • Dora Maria Ricardo Fonseca Saraiva Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica, Mestre em Gestão de Unidades de Saúde, Enfermeira no Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, Covilhã, Portugal.
  • Ermelinda Maria Gonçalves Bernardo Marques PhD Educação, Mestre em Saúde Pública, Especialista em Enfermagem Comunitária, Professora Adjunta no Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Saúde, Portugal, Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior do Instituto Politécnico da Guarda (UDI/IPG), Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) da Universidade do Porto; Centro Académico Clínico da Beiras (CACB).

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.v2i29.9

Palavras-chave:

Adesão à terapêutica, adesão do cliente, adesão ao tratamento, hipertensão, enfermagem em saúde comunitária

Resumo

A Hipertensão Arterial (HTA) tem uma elevada prevalência em todo o mundo, constituindo um grave problema de saúde a nível mundial. A adesão à terapêutica constitui um fator primordial no controlo adequado da pressão arterial, na prevenção de complicações associadas e na melhoria da qualidade de vida da pessoa com HTA. Os profissionais de saúde desempenham, assim, um papel diferenciador no âmbito desta problemática. Este estudo tem como objetivo conhecer os fatores facilitadores e dificultadores da adesão à terapêutica, na pessoa com HTA.
Foi feita uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados: Complementary Index; Academic Search Complete e ScienceDirect, com artigos indexados no período de 1 de janeiro de 2018 a 15 de maio de 2019, com descritores MeSH. Também se efetuou uma pesquisa secundária livre, englobando documentos de elevada idoneidade científica.
Os resultados obtidos integram: 614 artigos na pesquisa inicial das bases de dados e 21 artigos na pesquisa complementar, considerando os critérios de inclusão previamente definidos. A adesão à terapêutica é fundamental no tratamento da HTA. Existem vários fatores que podem influenciar a adesão, pelo que a intervenção do enfermeiro é preponderante na identificação dos fatores facilitadores ou dificultadores da adesão, na educação, formação dos clientes e ou familiares.

Downloads

Publicado

2021-10-21 — Atualizado em 2021-12-08

Como Citar

Pinto, A., Saraiva, D., & Marques, E. (2021). Adesão à terapêutica na pessoa com hipertensão arterial: revisão integrativa da literatura. Egitania Sciencia, 2(29), 9–22. https://doi.org/10.46691/es.v2i29.9

Edição

Secção

Artigos