O professor-mentor e o feedback, promotores da aprendizagem consciente da escrita

Autores

  • Paula Cristina Ferreira ESECS; CI&DEI, Politécnico de Leiria

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.vi.78

Palavras-chave:

Professor-mentor, Escrita, Determinação, Feedback

Resumo

Na sociedade e no contexto educativo, urge modificar a atuação do professor de modo a torná-la mais interativa e promotora da construção do saber e do ser. Em Portugal, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória norteia a premência desta mudança educativa, na medida em que se prevê a edificação de um sujeito, envolvido na construção do seu próprio processo de aprendizagem e na sua formação cívica e humana. Apresenta-se um estudo sobre o professor, transmissor de conhecimento, também professor-mentor, mediador de saber e orientador da cidadania do aluno, responsável pela promoção da consciência, autonomia e responsabilidade. O estudo foi aplicado a jovens do 7.º ano de escolaridade, na disciplina de Português, visando a promoção da competência de escrita, com o recurso ao mentoring do professor e ao feedback escrito, dirigido ao processo, à tarefa e à regulação da escrita. O feedback à produção escrita surge como estratégia para auxiliar na determinação do aluno aquando da correção e melhoramento de texto. Revela-se particularmente profícuo o feedback dirigido à tarefa e ao processo, pois nas produções textuais seguintes as incorreções inicialmente anotadas reduziram significativamente. O feedback, construtivo e positivo, mostra-se uma estratégia pedagógica promissora para a promoção da escrita e do sucesso do sujeito aprendente.

Downloads

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Ferreira, P. (2023). O professor-mentor e o feedback, promotores da aprendizagem consciente da escrita. Egitania Sciencia, 31(II Edição Especial: Educação), 177–191. https://doi.org/10.46691/es.vi.78