Impacto da COVID-19 na formação em turismo: dois estudos de caso na área de turismo e lazer

Autores

  • Fernando Florim de Lemos Instituto Politécnico da Guarda. Membro da UDI/IPG e da GOVCOPP.
  • Manuel Salgado Instituto Politécnico da Guarda. Membro da UDI/IPG.

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.vi.77

Palavras-chave:

Educação, Turismo, Ensino Superior, Emprego, Pandemia COVID-19

Resumo

Num ambiente geral de mudanças, no qual a educação e a formação em Turismo também está envolvida, necessariamente, e no contexto de pandemia da COVID-19, que afetou o ensino-aprendizagem, desenvolveu-se um estudo em dois cursos de ensino superior com base em dados secundários e primários, bem como fez-se um enquadramento da formação em Turismo a nível nacional, sobretudo para compreender as expetativas dos estudantes, face ao curso e ao seu futuro, particularmente em termos de empregabilidade nos setores da indústria turística. Assim, este estudo pretende dar um contributo para o melhor entendimento da educação na área do Turismo, bem como das implicações da pandemia COVID-19 que obrigou a mudar o paradigma, sobretudo nas perspetivas dos futuros agentes d o mercado de trabalho com formação nesta área, num complexo contexto social, económico e de saúde pública, de grandes dificuldades, exigências e com perspetivas de futuro indefinidas, em particular a curto prazo. Para este efeito, realizou-se uma revisão bibliográfica, bem como dois estudos de caso aplicados numa escola de ensino superior portuguesa, tendo-se aplicado um inquérito por questionário a estudantes de um curso de licenciatura e de um de mestrado na área do Turismo e Lazer. A revisão de literatura e o estudo empírico permitem propor adequações aos modelos de ensino a distância implementados no período do estudo, bem como sugestões de novas ofertas formativas ajustadas às necessidades do mercado de trabalho e aos interesses dos alunos.

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

Lemos, F., & Salgado, M. (2023). Impacto da COVID-19 na formação em turismo: dois estudos de caso na área de turismo e lazer. Egitania Sciencia, 31(II Edição Especial: Educação), 159–176. https://doi.org/10.46691/es.vi.77