O potencial de desenvolvimento dos aprendentes: aspetos sociais e afetivos da aprendizagem de uma língua estrangeira

Autores

  • Rita Arala Chaves Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, Instituto Politécnico da Guarda.

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.vi.75

Palavras-chave:

aprendizagem, língua estrangeira, interação social e afetiva

Resumo

Neste artigo partilhamos a nossa visão de que o ensino das línguas estrangeiras deverá ter como objetivo contribuir para incrementar o potencial de desenvolvimento dos aprendentes de uma forma holística, nomeadamente no que respeita à interação social, indo assim mais além do que a simples promoção das competências linguísticas e comunicativas. Tal implica não descurar os aspetos sociais e afetivos da aprendizagem de uma língua estrangeira, bem como contribuir para a progressiva autonomização do aprendente.
Consequentemente, iremos demonstrar, na senda do que Araújo e Sá (2013) defende, que a aquisição e desenvolvimento da linguagem não deverão ser desassociados das práticas sociais que comummente os acompanham. Assim, o desenvolvimento de competências em sala de aula terá a beneficiar com contextos que promovam a interação social, pelo que com este artigo pretendemos revelar alguns dos aspetos que se evidenciaram no decorrer de uma investigação centrada nos aprendentes, a qual permitiu conhecer melhor de que forma se processa a aprendizagem na aula de língua estrangeira, no que respeita à vertente da interação social e afetiva.

Downloads

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Chaves , R. (2023). O potencial de desenvolvimento dos aprendentes: aspetos sociais e afetivos da aprendizagem de uma língua estrangeira. Egitania Sciencia, 31(II Edição Especial: Educação), 123–136. https://doi.org/10.46691/es.vi.75