Trinka e João no combate ao grande vírus: um recurso para crianças, famílias e profissionais na pandemia de COVID-19

Autores

  • Cátia Magalhães Escola Superior de Educação de Viseu – Instituto Politécnico de Viseu; CI&DEI; ISAMB.
  • Bruno Carraça ACES Dão Lafões; Laboratório de Psicologia do Desporto- FMH.
  • Ana Berta Alves Escola Superior de Educação de Viseu – Instituto Politécnico de Viseu; CI&DEI.
  • José Sargento Escola Superior de Educação de Viseu – Instituto Politécnico de Viseu; CI&DEI.

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.vi.72

Palavras-chave:

Pandemia, compaixão, crianças, famílias, empatia, estratégias

Resumo

Da saúde pública, à vida social e económica, nada parece escapar à capacidade profundamente perturbadora da pandemia de COVID-19.
Há toda uma geração de crianças que vê fortemente limitado o seu contexto desenvolvimental e de famílias expostas a um grau de exigência excecional. Serão, por isso, fundamentais recursos que possam auxiliar as famílias/educadores a ajudarem as crianças na gestão da avalanche de informação e do turbilhão de emoções que a pandemia pode despertar. A utilização da história da Trinka & João, folheto e guia de perguntas proporciona às crianças, aos pais/educadores e/ou aos profissionais ferramentas para pensar e conversar, em conjunto, sobre aspetos difíceis da pandemia, as forças das famílias e da comunidade para lhe fazerem frente de forma mais consciente e compassiva, assim como os desafios e reações emocionais mais frequentes nas crianças e adultos. Adotou-se uma metodologia fundamentalmente qualitativa, que permitiu a análise de cinco (5) depoimentos de profissionais que utilizaram este recurso em contexto não formal de educação. A história, de livre acesso, editada pela Piplo productions, com o apoio da Fundação Irving Harris e da Rede de Tratamento de Trauma Precoce da Universidade da Califórnia e do Centro Nacional da Rede Nacional de Stresse Traumático Infantil, da Administração de Serviços de Saúde Mental e Abuso de Substâncias, Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, foi traduzida e adaptada para português por Magalhães et al. (2020), por se considerar relevante trazer para o nosso contexto um recurso que, numa lógica de prevenção universal, permite intervir na desafiante situação atual.

Downloads

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Magalhães , C., Carraça , B., Alves , A., & Sargento , J. (2023). Trinka e João no combate ao grande vírus: um recurso para crianças, famílias e profissionais na pandemia de COVID-19 . Egitania Sciencia, 31(II Edição Especial: Educação), 107–121. https://doi.org/10.46691/es.vi.72