Da licenciatura ao mestrado: as influências na tomada de decisão dos estudantes de marketing e comunicação no Politécnico da Guarda, Portugal.

Autores

  • Henrique Marques Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior, Instituto Politécnico da Guarda, Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, n.º 50, 6300-559, Guarda, Portugal
  • Oliva M. D. Martins Instituto Politécnico de Bragança, Campus de Santa Apolónia, 5300-253, Bragança, Portugal
  • Carlos Canelas Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior, Instituto Politécnico da Guarda, Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, n.º 50, 6300-559, Guarda, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.vi.70

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor, Estudantes, Influências, Instituição de Ensino Superior, Processo de tomada de decisão

Resumo

A concorrência tem estimulado Instituições de Ensino Superior (IES) a perceberem o estudante como um consumidor. Em Portugal, contrariamente à crescente procura por formações superiores, percebem-se vagas ociosas em mestrados ofertados por Institutos Politécnicos (IP) localizados em territórios de baixa densidade. O objetivo deste estudo é identificar os principais fatores de influência no processo de tomada de decisão da IES para ingressar num mestrado, em função da intenção e perceção dos estudantes do último ano das licenciaturas em Marketing e Comunicação. Por um método quantitativo, os dados foram coletados a partir de questionários orientados por 27 influências identificadas na literatura. A partir de medidas de tendência e de análise fatorial exploratória, foi possível compreender o perfil, as principais influências e as intenções futuras desses estudantes. Os resultados indicam o interesse em ingressar num mestrado, o apreço por IES de boa reputação e a consideração por mestrados com melhores saídas profissionais. O estudo revelou significância moderada para a localização da IES e desinteresse em permanecer na mesma instituição da licenciatura. Este estudo fornece orientações e discute, sob a ótica do marketing e da comunicação, futuras estratégias a fim de elevar a atratividade e os índices dos mestrados ofertados por esta IES e outras em contextos similares.

Downloads

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Marques , H., Martins , O., & Canelas , C. (2023). Da licenciatura ao mestrado: as influências na tomada de decisão dos estudantes de marketing e comunicação no Politécnico da Guarda, Portugal. Egitania Sciencia, 31(II Edição Especial: Educação), 65–85. https://doi.org/10.46691/es.vi.70