A realidade aumentada em contexto educativo: resultados de uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º ciclo do ensino básico

Autores

  • Henrique Gil Age.Comm - Instituto Politécnico de Castelo Branco. Doctor of Philosophy in Education – IT in Sciences – University of Exeter (UK).
  • Tânia Barata Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Castelo Branco. Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.vi.67

Palavras-chave:

Prática de Ensino Supervisionada, Realidade Aumentada, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB)

Resumo

Nos dias de hoje, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são imprescindíveis na sociedade e estão em constante evolução. Contudo, a área da educação parece não acompanhar tão bem essa evolução. As TIC ainda não são implementadas de forma sistemática e regular em contexto educativo, nem são exploradas todas as suas potencialidades no processo de ensino e aprendizagem. De modo a potenciarmos a inclusão das TIC, de forma inovadora e motivadora, introduzimos a tecnologia Realidade Aumentada (RA) em contexto educativo na Prática de Ensino Supervisionada do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 2.º ano de escolaridade com 21 alunos. Da investigação qualitativa realizada, no âmbito de uma investigação-ação, concluímos que a RA criou novos contextos que permitiram a aquisição de melhores aprendizagens junto dos alunos. A RA, apesar destas atividades terem sido realizadas online devido à pandemia motivada pela COVID-19, permitiu um aumento da observação e da manipulação de diversos ‘objetos’. Por outro lado, a RA também conseguiu mimetizar ambientes e contextos que eram distantes dos alunos, aproximando-os da sua realidade concreta. As TIC e a RA integradas em contexto educativo permitiram criar um ambiente mais estimulante, interativo, motivador e inovador, promovendo e facilitando a aquisição de aprendizagens em alunos que já nasceram na era digital. A utilização das tecnologias digitais, além de ter permitido o desenvolvimento de competências cognitivas, fomentou o desenvolvimento de competências sociais onde a infoinclusão constitui uma premissa fundamental para uma cidadania plena no século XXI.

Downloads

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Gil , H., & Barata, T. (2023). A realidade aumentada em contexto educativo: resultados de uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º ciclo do ensino básico. Egitania Sciencia, 31(II Edição Especial: Educação), 9–28. https://doi.org/10.46691/es.vi.67