As gerações conceituais da aprendizagem ao longo da vida e suas repercussões na educação de idosos
DOI:
https://doi.org/10.46691/es.vi.63Palavras-chave:
Aprendizagem ao longo da vida, Educação de idosos, Envelhecimento, Atividades educativas, Pesquisa educacionalResumo
A aprendizagem ao longo da vida tornou-se uma referência no planejamento de ações educativas. O objetivo deste trabalho foi identificar a trajetória de desenvolvimento do paradigma da aprendizagem ao longo da vida e suas repercussões na educação de idosos. Realizou-se uma pesquisa exploratória com a aplicação da estratégia metodológica do tipo etnográfica em educação. Uma busca por evidências foi realizada a partir dos documentos considerados impulsionadores do paradigma em nível global. Identificaram-se quatro gerações conceituais da aprendizagem ao longo da vida, organizadas por determinados princípios e características. As temáticas de participação e inclusão social presentes na terceira geração foram as mais perceptíveis no campo da educação de idosos. A recente noção conceitual da quarta geração impõe desafios às instituições provedoras de aprendizagem ao longo da vida, enquanto promove uma conjuntura favorável para a expansão das oportunidades de aprendizagem de maneira integrada e colaborativa. Torna-se eminente a articulação de propostas educativas para idosos com os parâmetros contemporâneos da aprendizagem ao longo da vida.
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