As gerações conceituais da aprendizagem ao longo da vida e suas repercussões na educação de idosos

Autores

  • Karina de Lima Flauzino Mestre em Ciências pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), Brasil. Especialista em Psicologia Política, Políticas Públicas e Movimentos Sociais e Graduada em Gerontologia pela EACH/USP.
  • Meire Cachioni Professora Associada da Universidade de São Paulo, Brasil. Doutora em Gerontologia e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-Doutora em Educação pela UNICAMP. Pós-Doutora em Gerontologia pelo Instituto Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto.

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.vi.63

Palavras-chave:

Aprendizagem ao longo da vida, Educação de idosos, Envelhecimento, Atividades educativas, Pesquisa educacional

Resumo

A aprendizagem ao longo da vida tornou-se uma referência no planejamento de ações educativas. O objetivo deste trabalho foi identificar a trajetória de desenvolvimento do paradigma da aprendizagem ao longo da vida e suas repercussões na educação de idosos. Realizou-se uma pesquisa exploratória com a aplicação da estratégia metodológica do tipo etnográfica em educação. Uma busca por evidências foi realizada a partir dos documentos considerados impulsionadores do paradigma em nível global. Identificaram-se quatro gerações conceituais da aprendizagem ao longo da vida, organizadas por determinados princípios e características. As temáticas de participação e inclusão social presentes na terceira geração foram as mais perceptíveis no campo da educação de idosos. A recente noção conceitual da quarta geração impõe desafios às instituições provedoras de aprendizagem ao longo da vida, enquanto promove uma conjuntura favorável para a expansão das oportunidades de aprendizagem de maneira integrada e colaborativa. Torna-se eminente a articulação de propostas educativas para idosos com os parâmetros contemporâneos da aprendizagem ao longo da vida.

Downloads

Publicado

2022-10-13

Como Citar

Flauzino , K., & Cachioni , M. (2022). As gerações conceituais da aprendizagem ao longo da vida e suas repercussões na educação de idosos. Egitania Sciencia, 181–196. https://doi.org/10.46691/es.vi.63