Equilíbrio e risco de quedas em idosos que residem no domicílio

Autores

  • Cátia Simão Enfermeira no Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária.
  • Ermelinda Marques Research Unit for Inland Development, Polytechnic of Guarda, Portugal; Center for Health Technology and Services Research (CINTESIS), University of Porto, Portugal; School of Health Sciences, Polytechnic of Guarda, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.vi.62

Palavras-chave:

Quedas, idoso, domicílio, equilíbrio postural, risco de quedas

Resumo

Com o envelhecimento, a população idosa pode tornar-se mais frágil e está propícia à ocorrência de alguns eventos indesejados, como é o caso das quedas, sendo estas consideradas um problema de saúde pública. A prevenção das quedas em idosos é um desafio para os enfermeiros. Um dos aspetos mais relevantes para a prevenção é a deteção precoce de fatores de risco, onde se destacam as alterações do equilíbrio. Foi feito um estudo quantitativo, descritivo e transversal, tendo como objetivo avaliar o risco de quedas na pessoa idosa que reside no domicílio. A população-alvo são idosos a residir no domicílio, estudando-se uma amostra de 77 indivíduos com idades compreendidas entre os 65 e os 94 anos, (x̅ = 81,32 ± 7,76 anos), sendo 58,4% do sexo feminino. A recolha de dados foi obtida através da realização de entrevistas estruturadas e com utilização do Teste de Tinetti. A maioria dos idosos (72,7%) reside acompanhado. Quanto ao equilíbrio estático, constatou-se que os idosos apresentam maiores dificuldades quando se encontram na mesma posição com apoio unipodal (42,9%), ou aquando da realização de uma volta de 360º (44,2%). No equilíbrio dinâmico, a maioria manteve o equilíbrio aquando da avaliação dos vários itens. Verificou-se que 18,2% da amostra apresenta elevado risco de quedas. O estudo permitiu identificar as situações onde o grupo de idosos em estudo apresenta um maior desequilíbrio, bem como avaliar o risco de quedas.

Downloads

Publicado

2022-10-13

Como Citar

Simão , C., & Marques , E. (2022). Equilíbrio e risco de quedas em idosos que residem no domicílio. Egitania Sciencia, 165–179. https://doi.org/10.46691/es.vi.62