A enfermagem de reabilitação na recuperação funcional das pessoas com fraturas de membros inferiores estudo de casos

Autores

  • Marta Rodrigues Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação na ULSNA – Hospital de Santa Luzia - Elvas, Portugal, Mestre em Enfermagem, assistente convidada na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Portalegre.
  • Joana Galvão Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação no CHULC -Hospital Santo António dos Capuchos, Lisboa, Portugal, Mestre em enfermagem.
  • Maria José Bule Professora adjunta, Mestre em Sociologia, Professor na Universidade de Évora, Portugal, Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação.
  • Gorete Reis Professora Coordenadora. Doutora em Ciências de Enfermagem, Professora na Universidade de Évora, Portugal; Mestre em Ciências de Enfermagem; Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação; Grupo de Pesquisa AgeingC - Cintesis - center for health technology and services research – FMUP; Investigador Integrado: Centro de investigação Integrada em Saúde-Investigação, Educação e Inovação em Investigação Clínica e Saúde Pública.

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.vi.58

Palavras-chave:

Enfermagem de Reabilitação, Autocuidado

Resumo

Introdução: O processo de envelhecimento predispõe à fragilidade. A patologia traumática concorre para a dependência funcional. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) tem um papel fundamental na recuperação de status pós fratura, através da intervenção precoce, que possibilita a promoção do autocuidado e a capacitação para a independência funcional. O trabalho tem como objetivo identificar o contributo do EEER, na recuperação da funcionalidade da pessoa após fratura.
Método: Estudo de caso de natureza descritiva, segundo a metodologia de estudo de caso de Robert Yin.
Foram consideradas duas pessoas, com status pós fratura, durante 4 sessões de reabilitação, que incluíram exercícios articulares e treino de autocuidado, utilizando para colheita de dados e avaliações a Medida de Independência Funcional (MIF).
Resultados: Em ambos os casos, verificou-se melhoria da funcionalidade, como expresso pelo aumento do score da MIF.
Conclusões: Os resultados sugerem que a intervenção precoce do EEER contribui para o incremento da funcionalidade da pessoa em status pós-fratura, para maior independência.

Downloads

Publicado

2022-10-13

Como Citar

Rodrigues, M., Galvão, J., Bule , M., & Reis , G. (2022). A enfermagem de reabilitação na recuperação funcional das pessoas com fraturas de membros inferiores estudo de casos. Egitania Sciencia, 101–113. https://doi.org/10.46691/es.vi.58