Acolhimento de octogenários em instituições de longa permanência para idosos: principais motivos para a procura

Autores

  • Vania Aparecida Gurian Varoto Professora Associada do Departamento de Gerontologia-DGero na Universidade Federal de São Carlos-UFSCar, São Carlos, São Paulo, Brasil.
  • Carolina Mouta Gerontóloga, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia-PPGGero da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar, São Carlos, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.vi.57

Palavras-chave:

Octogenários, Família, Lar de Idosos, Instituição de Longa Permanência para Idosos, Gerontologia

Resumo

As leis brasileiras priorizam à assistência aos idosos no seu lar e com a família, e verifica-se a busca por cuidado nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Objetivo: identificar os motivos por acolhimento institucional de longa permanência dos octogenários. A natureza do estudo é exploratória, descritiva e de abordagem qualitativa e quantitativa, nas 26 ILPI de dois municípios, em 2020, referente aos doze meses anteriores. As características institucionais, dos idosos, dos solicitantes e os motivos foram coletados. Os fundamentos de análise de conteúdo foram aplicados e dos cuidados éticos. Verificou-se 114 solicitações de octogenários, com predomínio para o sexo feminino 82(72%), média de idade, 87, viuvez (71;93%), com necessidades de apoio nas tarefas cotidianas, higiene e mobilidade (44;21%). Os solicitantes são membros familiares (97;85%), sexo feminino (79;69%), filhas (46;40%) e faixa etária 50 a 69 (35;31%). O motivo principal foi a necessidade de “cuidado qualificado” (88;77%) seguido de “socialização” (13;12%) e “moradia” (7;6%). A solicitação pelos familiares à assistência de cuidado qualificado para os octogenários nas ILPI é destaque. A busca por um novo lar pode ter associação com a escassez na comunidade, ou desconhecimento, de outras modalidades de suporte que favoreçam os cuidados no ambiente domiciliar.

Downloads

Publicado

2022-10-13

Como Citar

Varoto, V., & Mouta, C. (2022). Acolhimento de octogenários em instituições de longa permanência para idosos: principais motivos para a procura. Egitania Sciencia, 83–99. https://doi.org/10.46691/es.vi.57