Diretrizes de intervenção para comunicação de temas delicados que envolvem dilemas e decisões em demência

Autores

  • Fernanda Gouveia-Paulino Doutora em Psicologia Clínica. Departamento de Psicologia do Desenvolvimento Humano da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.
  • Fernanda Ivanesciuc Braga Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Fomento PIBIC-CNPq.
  • Gabriel Tudda Saraiva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PIBIC sem fomento.

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.vi.56

Palavras-chave:

Demência, Comunicação em Saúde, Tomada de Decisões, Educação em Saúde

Resumo

Os temas difíceis e previsíveis, envolvendo dilemas e decisões, ainda são pouco explorados na área de demências e envolvem tabus. O presente estudo visa discutir experiências e propor diretrizes de intervenção informativa que favoreçam a comunicação e abordagem de temas delicados e favoreça a relação entre profissionais e cuidadores diante de dilemas previsíveis. A revelação diagnóstica, a interação social, sintomas comportamentais, autonomia, auxílio no cuidado e moradia e luto foram os temas abordados no estudo. O estudo incluiu 99 profissionais de saúde e 187 cuidadores familiares brasileiros com experiência na área da demência. Estes responderam a formulário online sobre posicionamentos face a dilemas e dificuldades. Na etapa de coleta de dados qualitativa foram investigadas estratégias de abordagem de temas. Os temas foram considerados frequentes nos cuidados, difíceis de enfrentar e de grande interesse na formação (>92%). As diretrizes de intervenção apontam para a informação, comunicação, reflexão sobre alternativas, diversidade de posicionamentos e avaliação prévia de consequências. Os profissionais de saúde precisam de estar mais capacitados nesta temática. As diretrizes de intervenção informativa envolvem a comunicação e a capacitação para a tomada de decisões participativas e refletidas que reduzam os estereótipos e otimizem a resposta às diferentes fases da doença.

Downloads

Publicado

2022-10-13

Como Citar

Paulino, F., Braga, F., & Saraiva , G. (2022). Diretrizes de intervenção para comunicação de temas delicados que envolvem dilemas e decisões em demência. Egitania Sciencia, 61–81. https://doi.org/10.46691/es.vi.56