Contributos do projeto persoparage para a transição digital nos territórios envelhecidos

Autores

  • Maria Raquel Patrício Centro de Investigação em Educação Básica - Instituto Politécnico de Bragança, Portugal & Age.Comm - Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal.
  • Henrique Gil Age.Comm - Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal.
  • Manuel Meirinhos Centro de Investigação em Educação Básica - Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.vi.55

Palavras-chave:

envelhecimento, inclusão e literacia digital, políticas territoriais

Resumo

Uma sociedade digital, inclusiva e orientada para o cidadão com oportunidades para todos tem que oferecer as competências para enfrentar os desafios da transição digital. Esta mudança exige políticas específicas de base territorial que privilegiem a diversidade e especificidade geográfica dos seus contextos e populações. É neste sentido que o projeto PerSoParAge pretendeu contribuir apresentando propostas, tendo em vista a definição de políticas territoriais para a inclusão e literacia digital dos territórios envelhecidos do interior do país. A análise do território do interior de Portugal foi realizada com base em métodos quantitativos e qualitativos, através de inquérito por questionário acerca da utilização das TIC aplicado à população com mais de 55 anos dos distritos de Castelo Branco, Guarda e Portalegre. A amostra compreendeu 408 indivíduos e os dados foram alvo de análise estatística descritiva e análise de conteúdo. Os resultados indicam que as populações mais envelhecidas, com baixo nível de escolaridade e residentes em zonas rurais, têm dificuldades de acesso às redes digitais, reduzida utilização de dispositivos tecnológicos e da internet, bem como níveis significativos de exclusão e iliteracia digital. Urge investir a nível digital nos territórios do interior do país, desenvolvendo-os, e nas pessoas mais envelhecidas, capacitando-as e incluindo-as digitalmente.

Downloads

Publicado

2022-10-13

Como Citar

Patrício, M., Gil, H., & Meirinhos , M. (2022). Contributos do projeto persoparage para a transição digital nos territórios envelhecidos. Egitania Sciencia, 47–59. https://doi.org/10.46691/es.vi.55