Um relato de experiência na universidade sénior virtual: parceria Brasil e Portugal

Autores

  • Maraiza Oliveira Costa Instituto Federal de Goiás e Universidade de São Paulo.
  • Karina de Lima Flauzino Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.
  • Luis Jacob Escola Superior de Educação de Santarém e Associação Rede de Universidades da Terceira Idade.
  • Valéria Amorim Arantes Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.vi.54

Palavras-chave:

Ensino Virtual, Seniores, Brasil, Portugal

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência de uma oficina vinculada à Universidade Sénior Virtual que ocorreu durante o primeiro semestre de 2021. Os objetivos principais foram promover o debate acerca dos diferentes processos de aprendizagem humana bem como de temas cotidianos sugeridos pelos próprios participantes. Utilizando-se uma plataforma digital foram organizados encontros semanais com discussões coletivas, relacionando conceitos da gerontologia e da psicologia com temáticas pertinentes aos contextos brasileiro e português. Foram utilizados dispositivos digitais como o padlet e as ferramentas do Google. No total aconteceram treze encontros com dez participantes em média. Realizaram-se três avaliações ao longo dos encontros e em todas os participantes manifestaram satisfação e desejo de continuidade na oficina. Esta experiência mostrou a pertinência da perspectiva freireana na valorização dos saberes que cada educando traz para o grupo. A vivência de atividades interculturais pode auxiliar na diminuição da solidão e na sensação de pertencimento com a própria cultura, proporcionando maior identidade de grupo e compreensão da importância do respeito à diferença entre as culturas.

Downloads

Publicado

2022-10-13

Como Citar

Costa, M., Flauzino, K., Jacob , L., & Arantes , V. (2022). Um relato de experiência na universidade sénior virtual: parceria Brasil e Portugal. Egitania Sciencia, 33–46. https://doi.org/10.46691/es.vi.54