Um relato de experiência na universidade sénior virtual: parceria Brasil e Portugal
DOI:
https://doi.org/10.46691/es.vi.54Palavras-chave:
Ensino Virtual, Seniores, Brasil, PortugalResumo
Este trabalho é um relato de experiência de uma oficina vinculada à Universidade Sénior Virtual que ocorreu durante o primeiro semestre de 2021. Os objetivos principais foram promover o debate acerca dos diferentes processos de aprendizagem humana bem como de temas cotidianos sugeridos pelos próprios participantes. Utilizando-se uma plataforma digital foram organizados encontros semanais com discussões coletivas, relacionando conceitos da gerontologia e da psicologia com temáticas pertinentes aos contextos brasileiro e português. Foram utilizados dispositivos digitais como o padlet e as ferramentas do Google. No total aconteceram treze encontros com dez participantes em média. Realizaram-se três avaliações ao longo dos encontros e em todas os participantes manifestaram satisfação e desejo de continuidade na oficina. Esta experiência mostrou a pertinência da perspectiva freireana na valorização dos saberes que cada educando traz para o grupo. A vivência de atividades interculturais pode auxiliar na diminuição da solidão e na sensação de pertencimento com a própria cultura, proporcionando maior identidade de grupo e compreensão da importância do respeito à diferença entre as culturas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Egitania Sciencia
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.