Impacto de um programa educativo para melhorar as habilidades digitais de adultos mais velhos

Autores

  • Kerolyn Garcia Postgraduate Program in Health Sciences and Technologies (PGCTS/UnB), Faculty of Ceilândia and University of Envelhecer (UniSER/UnB) of the University of Brasília - UnB, Brasilia, Brazil; .
  • Liliana Rodrigues Competences Centre on Active and Healthy Ageing (Porto4Ageing), UCIBIO/REQUIMTE, Faculty of Pharmacy, University of Porto, Portugal.
  • Grażyna Busse Stowarzyszenie ECIM HIPOKAMP, Lodz, Poland.
  • Luís Midão Competences Centre on Active and Healthy Ageing (Porto4Ageing), UCIBIO/REQUIMTE, Faculty of Pharmacy, University of Porto, Portugal.
  • Mariana Sousa Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica, Mestre em Gestão de Unidades de Saúde, Enfermeira no Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, Covilhã, Portugal.
  • Madara Irbe Riga Active Seniors Alliance, Riga, Latvia.
  • Isabella Karnikowski Postgraduate Program in Health Sciences and Technologies (PGCTS/UnB), Faculty of Ceilândia and University of Envelhecer (UniSER/UnB) of the University of Brasília - UnB, Brasilia, Brazil;
  • Marta Almada Competences Centre on Active and Healthy Ageing (Porto4Ageing), UCIBIO/REQUIMTE, Faculty of Pharmacy, University of Porto, Portugal.
  • Inês Dias Competences Centre on Active and Healthy Ageing (Porto4Ageing), UCIBIO/REQUIMTE, Faculty of Pharmacy, University of Porto, Portugal.
  • Daniel Heery Cybermoor, Alston, UK; 6All Digital, Brussels, Belgium; 7Foundation 2035, Lodz, Poland.
  • Rachel Hardy Cybermoor, Alston, UK; 6All Digital, Brussels, Belgium; 7Foundation 2035, Lodz, Poland.
  • Barbara Quarta All Digital, Brussels, Belgium.
  • Maria Poulain Foundation 2035, Lodz, Poland.
  • Mariola Bertram Stowarzyszenie ECIM HIPOKAMP, Lodz, Poland;
  • Margô Karnikowski Postgraduate Program in Health Sciences and Technologies (PGCTS/UnB), Faculty of Ceilândia and University of Envelhecer (UniSER/UnB) of the University of Brasília - UnB, Brasilia, Brazil;
  • Elísio Costa Competences Centre on Active and Healthy Ageing (Porto4Ageing), UCIBIO/REQUIMTE, Faculty of Pharmacy, University of Porto, Portugal;

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.vi.53

Palavras-chave:

Intergeracional, Peer-to-Peer, educação à distância, idosos, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Literacia Digital

Resumo

A iliteracia digital foi identificada como importante indicador que tem impacto na qualidade de vida dos adultos mais velhos. Este trabalho visa analisar o impacto de três abordagens educacionais diferentes (intergeracionais, peer-to-peer e online) nas competências digitais dos adultos mais velhos em diferentes países europeus (Letónia, Polónia, Portugal e Reino Unido) que participam no projeto Erasmus+ ICTskills4All.
Este é um estudo quase-experimental. O Questionário de Autoavaliação de Competências Digitais, que está dividido de acordo com os domínios de um quadro de competências digitais para os cidadãos (I&DL - informação e literacia de dados; C&C - comunicação e colaboração; DCC - criação de conteúdos digitais; S - segurança), foi aplicado antes e depois do curso. Foi também realizada uma avaliação qualitativa sobre os cursos-piloto.
Os formatos peer-to-peer e intergeracionais (presenciais) provaram ser mais eficazes do que o formato online para melhorar as competências de I&DL e C&C, e a abordagem online melhorou a dimensão DCC.
Os resultados demonstram que todas as abordagens educacionais utilizadas no estudo são possibilidades eficazes de ensino e aprendizagem de competências TIC para adultos mais velhos.

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Publicado

2022-10-13

Como Citar

Garcia , K., Rodrigues , L., Busse , G., Midão , L., Sousa , M., Irbe , M., Karnikowski , I., Almada , M., Dias, I., Heery , D., Hardy , R., Quarta , B., Poulain , M., Bertram , M., Karnikowski , M., & Costa , E. (2022). Impacto de um programa educativo para melhorar as habilidades digitais de adultos mais velhos . Egitania Sciencia, 9–31. https://doi.org/10.46691/es.vi.53