Impacto de um programa educativo para melhorar as habilidades digitais de adultos mais velhos
DOI:
https://doi.org/10.46691/es.vi.53Palavras-chave:
Intergeracional, Peer-to-Peer, educação à distância, idosos, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Literacia DigitalResumo
A iliteracia digital foi identificada como importante indicador que tem impacto na qualidade de vida dos adultos mais velhos. Este trabalho visa analisar o impacto de três abordagens educacionais diferentes (intergeracionais, peer-to-peer e online) nas competências digitais dos adultos mais velhos em diferentes países europeus (Letónia, Polónia, Portugal e Reino Unido) que participam no projeto Erasmus+ ICTskills4All.
Este é um estudo quase-experimental. O Questionário de Autoavaliação de Competências Digitais, que está dividido de acordo com os domínios de um quadro de competências digitais para os cidadãos (I&DL - informação e literacia de dados; C&C - comunicação e colaboração; DCC - criação de conteúdos digitais; S - segurança), foi aplicado antes e depois do curso. Foi também realizada uma avaliação qualitativa sobre os cursos-piloto.
Os formatos peer-to-peer e intergeracionais (presenciais) provaram ser mais eficazes do que o formato online para melhorar as competências de I&DL e C&C, e a abordagem online melhorou a dimensão DCC.
Os resultados demonstram que todas as abordagens educacionais utilizadas no estudo são possibilidades eficazes de ensino e aprendizagem de competências TIC para adultos mais velhos.
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