Caracterização da saúde oral de indivíduos com necessidades especiais de Portalegre

Autores

  • Carla Balseiro Higienista Oral, Docente do Curso de Higiene Oral da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Portalegre. Docente do Curso de Higiene Oral da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, Mestre em Comunicação em saúde, Título de Especialista na área de Higiene Dentária.
  • David Barata Aluno do curso de Higiene oral da Escola Superior de Saúde de Portalegre
  • Denise Lopes Aluno do curso de Higiene oral da Escola Superior de Saúde de Portalegre
  • João Rego Aluno do curso de Higiene oral da Escola Superior de Saúde de Portalegre
  • Marinela Viriato Aluno do curso de Higiene oral da Escola Superior de Saúde de Portalegre
  • Micaela Lourenço Aluno do curso de Higiene oral da Escola Superior de Saúde de Portalegre
  • Sofia Morgado Aluno do curso de Higiene oral da Escola Superior de Saúde de Portalegre

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.vi.51

Palavras-chave:

Saúde oral, cárie dentária, promoção de saúde

Resumo

Introdução: Atualmente, tem existido um progresso na forma como a saúde oral é encarada face à saúde geral. Desta forma, o conhecimento do estado da saúde oral de uma população é essencial para o estabelecimento de medidas promotoras de saúde. Dado de que estas populações com necessidades especiais querem uma abordagem multidisciplinar, é então ainda mais relevante a definição destas mesmas medidas. O primeiro passo será estabelecer valores de base da população, e desta forma conhecer mais adequadamente as suas necessidades de saúde oral. Objectivos: Este trabalho tem por objetivo caracterizar o estado de saúde oral de uma população com necessidades especiais da Cerci Portalegre. Métodos: Após a obtenção do consentimento informado e esclarecido dos responsáveis da instituição e responsáveis legais dos indivíduos, assim como o assentimento dos indivíduos, efetuou-se a observação da cavidade oral para recolha da história presente e passada de cárie dentária pelo índice CPOD (índice de dentes cariados, perdidos e obturados) e a avaliação de acumulação de placa bacteriana na superfície dentária pelo índice DI’S (índice de placa bacteriana). Resultados: Foram observados 40 indivíduos, 29 homens e 11 mulheres, com uma idade média de 35 anos. Observou-se que estes indivíduos apresentavam um valor médio de CPOD de 4.7 dentes cariados, perdidos e obturados, sem diferença estatisticamente significativa entre homens e mulheres (p=0.952). O valor médio de DI’S foi de 2.02 o que representa um valor elevado de acumulação de placa bacteriana que, sendo um fator etiológico das doenças orais indica um risco de desenvolvimento de problemas de saúde oral. Conclusões: Na maioria dos casos de indivíduos com deficiências, devido à sua incapacidade física e mental para realizar hábitos correctos de higiene oral requerem mais cuidados ao nível da saúde oral. Por conseguinte, a promoção da saúde oral e medidas educativas podem desempenhar um papel relevante na população estudada para a prevenção de problemas de saúde oral e, consequentemente, de outros problemas de saúde.

Downloads

Publicado

2022-08-10

Como Citar

Balseiro, C., Barata , D., Lopes, D., Rego , J., Viriato , M., Lourenço , M., & Morgado , S. (2022). Caracterização da saúde oral de indivíduos com necessidades especiais de Portalegre . Egitania Sciencia, 69–81. https://doi.org/10.46691/es.vi.51