Efeito da cafeína no desempenho físico de atletas de desportos coletivos: revisão sistemática da literatura

Autores

  • Ana Fernandes Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Bragança, Avenida D. Afonso V - 5300-121 Bragança, Portugal.
  • Ana Pereira Centro de Investigação de Montanha com sede no IPB, Instituto Politécnico de Bragança, Campus de Santa Apolónia, 5300-253 Bragança, Portugal.
  • António Fernandes Centro de Investigação de Montanha, Instituto Politécnico de Bragança, Campus de Santa Apolónia, 5300-253 Bragança, Portugal.
  • Valdemar Salselas KinesioLab, Instituto Jean Piaget, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.v1i30.44

Palavras-chave:

Cafeína, Desempenho físico, Atletas, Desportos coletivos

Resumo

A cafeína é um dos suplementos mais populares consumidos por atletas devido às suas propriedades estimulantes. A presente revisão sistemática teve como objetivo verificar se o consumo de cafeína tem efeitos no desempenho físico dos atletas de desportos coletivos. A partir da metodologia PRISMA (Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises) foram utilizadas para a pesquisa bibliográfica as bases de dados Pubmed e Web of Science. Na pesquisa inicial foram obtidos, no total, 670 artigos, sendo que, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, obteve-se uma amostra final de 19 artigos. Verificou-se que a cafeína é ergogénica para exercícios de força máxima, maioritariamente para a força dos extensores e flexores do joelho e força velocidade, predominantemente em exercícios de salto. Para tarefas de precisão e agilidade não se verificaram melhorias no desempenho com o consumo de cafeína e, para ações motoras durante jogos simulados e exercícios relacionados com resistência aeróbica, não foi possível concluir se a cafeína melhora o desempenho. Estes resultados sugerem a necessidade de mais estudos de forma a avaliar o efeito do consumo de cafeína no desempenho físico dos atletas.

Downloads

Publicado

2022-06-28

Como Citar

Fernandes , A., Pereira , A., Fernandes , A., & Salselas , V. (2022). Efeito da cafeína no desempenho físico de atletas de desportos coletivos: revisão sistemática da literatura. Egitania Sciencia, 1(30), 145–166. https://doi.org/10.46691/es.v1i30.44

Edição

Secção

Artigos