(In)formação sobre pictogramas de substâncias perigosas: (re)conhecer impactes no ambiente e na saúde

Autores

  • Silvia Monteiro LSRE-LCM - Laboratório de Processos de Separação e Reação & Laboratório de Catálise e Materiais, ESTG, Politécnico de Leiria, 2411-901 Leiria, Portugal, ALiCE – Laboratório Associado em Engenharia Química, Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Rua Dr. Roberto Frias, 4200-465 Porto, Portugal
  • Lizete Heleno ESTG, Politécnico de Leiria, 2411-901 Leiria, Portugal
  • Fernando Sebastião LSRE-LCM - Laboratório de Processos de Separação e Reação & Laboratório de Catálise e Materiais, ESTG, Politécnico de Leiria, 2411-901 Leiria, Portugal, ALiCE – Laboratório Associado em Engenharia Química, Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Rua Dr. Roberto Frias, 4200-465 Porto, Portugal
  • Kirill Ispolnov LSRE-LCM - Laboratório de Processos de Separação e Reação & Laboratório de Catálise e Materiais, ESTG, Politécnico de Leiria, 2411-901 Leiria, Portugal, ALiCE – Laboratório Associado em Engenharia Química, Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Rua Dr. Roberto Frias, 4200-465 Porto, Portugal
  • Olga Santos CI&DEI/CICS.NOVA, ESECS, Politécnico de Leiria, 2411-901 Leiria, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.v1i30.43

Palavras-chave:

Pictogramas de substâncias perigosas, formação superior, acidentes de trabalho, acidentes ambientais, doenças profissionais, saúde humana

Resumo

Considerando que o conhecimento dos pictogramas de substâncias perigosas é fundamental para promover atitudes que minimizem impactes no ambiente e na saúde, foi levado a cabo o trabalho que aqui se apresenta, alicerçado nos seguintes objetivos: i) avaliar o nível de perceção dos estudantes de Cursos Técnicos Superiores Profissionais de uma instituição do ensino superior sobre os pictogramas de substâncias perigosas, definidos pelo GHS, ii) compreender de que modo a estratégia formativa trabalhada com os estudantes contribuiu para a mudança conceptual sobre a interpretação dos pictogramas de substância perigosas e iii) realçar a importância do conhecimento dos pictogramas de substâncias perigosas de forma a minimizar o potencial de ocorrência de acidentes ambientais, acidentes de trabalho e de doenças profissionais. Foi analisada a compreensão destes pictogramas por parte de 669 estudantes, antes e após formação sobre o tema. A análise dos dados por pictograma em função da área de formação, idade e estatuto de trabalhador estudante ou não, foi efetuada com ferramentas de estatística descritiva e através de testes de hipóteses.
Em média, o nível de compreensão correto dos pictogramas após a formação (61.19%) foi superior ao observado antes da formação (30.75%).
A formação em risco químico é essencial para melhorar o nível de compreensão dos respetivos pictogramas, e deverá ser valorizada e incluída nos currículos escolares desde a escolaridade obrigatória até ao ensino superior.

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Publicado

2022-06-28

Como Citar

Monteiro , S., Heleno , L., Sebastião , F., Ispolnov , K., & Santos , O. (2022). (In)formação sobre pictogramas de substâncias perigosas: (re)conhecer impactes no ambiente e na saúde. Egitania Sciencia, 1(30), 121–143. https://doi.org/10.46691/es.v1i30.43

Edição

Secção

Artigos