A sobrecarga do cuidador informal e o seu estado de humor

Autores

  • Hugo Caldeira Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, Portugal.
  • Ezequiel Carrondo Health Sciences Research Unit: Nursing (UICISA:E), Nursing School of Coimbra (ESEnfC), Portugal; Research Unit for Inland Development, Polytechnic of Guarda, Portugal; Center for Health Technology and Services Research (CINTESIS), University of Porto, Portugal; School of Health Sciences, Polytechnic of Guarda, Portugal.
  • Manuel Paulino Research Unit for Inland Development, Polytechnic of Guarda, Portugal; School of Health Sciences, Polytechnic of Guarda, Portugal.
  • Roberto Mendes University of Beira Interior, Faculty of Health Sciences, Portugal; Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.v1i30.38

Palavras-chave:

Cuidador Informal, Sobrecarga, Humor, Enfermeiro de Família

Resumo

O cuidador informal desempenha um papel de extrema importância. A sobrecarga do cuidador informal pode afetar o seu estado de humor e condicionar o processo de cuidar da pessoa dependente. Pretendeu-se analisar a relação entre a sobrecarga do cuidador informal da pessoa dependente e o seu estado de humor. Tratou-se de um estudo transversal, descritivo-correlacional, numa amostra não probabilística por conveniência de 101 cuidadores informais. A colheita de dados decorreu entre julho e outubro de 2019, com aplicação da Escala da Sobrecarga do Cuidador, da Escala de Perfil de Estados de Humor e do Índice de Barthel. Observou-se que 41,6% dos Cuidadores Informais se encontravam em sobrecarga intensa. No perfil do estado de humor a dimensão com pontuação mais elevada foi “vigor-atividade”. A pontuação total da Escala de Sobrecarga do Cuidador apresentou correlações significativas (p < 0,05) com todas as dimensões do Perfil de Estados de Humor. Os resultados salientam a importância da criação de redes de suporte e a relevância do papel do Enfermeiro especialista em enfermagem comunitária na capacitação do cuidador informal.

Downloads

Publicado

2022-06-28

Como Citar

Caldeira , H., Carrondo , E., Paulino , M., & Mendes, R. (2022). A sobrecarga do cuidador informal e o seu estado de humor. Egitania Sciencia, 1(30), 67–84. https://doi.org/10.46691/es.v1i30.38

Edição

Secção

Artigos