A estimulação da leitura em alunos com diversidade funcional no contexto da biblioteca escolar: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.46691/es.v1i30.36Palavras-chave:
leitura, alunos com diversidade funcional, biblioteca escolar inclusiva, professor-bibliotecárioResumo
A leitura é um dos requisitos fundamentais para o sucesso educativo e a inclusão de qualquer indivíduo na sua sociedade de referência. O conceito de biblioteca escolar inclusiva veio reforçar a necessidade de estabelecer as condições de acesso à informação de alunos com diversidade funcional. Esta investigação teve como objetivo principal compreender a forma como a biblioteca de uma escola do concelho do Fundão, objeto do nosso estudo, desenvolve atividades que contribuem para a estimulação de competências de leitura nestes alunos. No estudo empírico, adotamos uma metodologia qualitativa, com características de estudo de caso, do tipo exploratório, no qual utilizamos como métodos de recolha de dados: a entrevista semiestruturada, a observação direta e a análise documental. Os resultados obtidos na investigação empírica permitem-nos concluir que a biblioteca escolar analisada, não desenvolve especificamente a estimulação de competências de leitura em alunos com diversidade funcional, no contexto da frequência deste espaço educativo, apesar dos bons recursos humanos e materiais de que dispõe. Por outro lado, não existem níveis formais de colaboração entre o coordenador da biblioteca escolar e os professores de Educação Especial, no sentido de serem desenvolvidas atividades específicas de leitura para estes alunos. Consideramos que o nosso estudo pode ser um contributo útil, no sentido de suscitar uma reflexão na comunidade educativa sobre a importância das bibliotecas escolares no processo de inclusão educativa e social dos alunos com dificuldades persistentes na aquisição da leitura.
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