Lesões do nervo lingual em cirurgia oral

Autores

  • Abel Salgado Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, Porto Portugal /Médico Dentista/Investigador colaborador do FP-ENAS ((Unidade de Investigação UFP em Energia, Ambiente e Saúde), CEBIMED (Centro de Estudos em Biomedicina), Fundação Fernando Pessoa), Porto, Portugal.
  • Ana F. Vinha Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, Porto Portugal /Membro colaborador do REQUIMTE/LAQV, Departamento de Ciências Químicas, Faculdade de Farmácia, Universidade do Porto, Portugal; Investigador integrado do I3ID - FFP, Instituto de Investigação, Inovação e Desenvolvimento Fernando Pessoa, Porto, Portugal.
  • Rafael Guedes Mestre em Medicina Dentária, Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.v1i30.35

Palavras-chave:

Lesão do nervo lingual, cirurgia oral, reparação do nervo lingual, reconstrução do nervo lingual

Resumo

O nervo lingual é um dos nervos mais importantes na cavidade oral e com frequência é lesado durante alguns procedimentos de cirurgia oral. Devido à sua localização e possíveis variações anatómicas, alguns atos cirúrgicos que englobam a sua região podem tornar-se complexos e decorrer em complicações intra e pós-operatórias, nomeadamente lesões nervosas. Entre as diversas causas dessas lesões citam-se técnicas anestésicas incorretas, traumas de tecido duro e mole, sobretudo do retalho lingual, e reabilitações fixas implanto-suportadas. Este trabalho tem como principal objetivo ajudar os Médicos Dentistas no esclarecimento de como evitar e/ou resolver a maioria dessas complicações. A partir de uma pesquisa bibliográfica exaustiva, este trabalho foca aspetos como a frequência da ocorrência e grau de severidade das lesões do nervo lingual bem como formas mais comuns de as tratar. As modificações neurosensoriais consequentes de complicações relacionadas com tratamentos odontológicos são uma crescente preocupação dos Médicos Dentistas e, por isso, no presente trabalho serão focados alguns exemplos, nomeadamente a exodontia de terceiros molares, como um dos procedimentos mais frequentemente responsável pelo elevado número de lesões do nervo lingual. Face ao exposto, um bom planeamento pré-cirúrgico é fundamental, devendo o Médico Dentista recolher o máximo de informação possível, dadas as complicações inerentes inclusive no que respeita a modificações sensitivas na região orofacial que, em último caso, podem interferir de forma irreversível na fala, na mastigação e consequentemente nas interações sociais do paciente.

Downloads

Publicado

2022-06-28

Como Citar

Salgado , A., Vinha, A., & Guedes , R. (2022). Lesões do nervo lingual em cirurgia oral. Egitania Sciencia, 1(30), 9–28. https://doi.org/10.46691/es.v1i30.35

Edição

Secção

Artigos