Influência da exposição televisiva no consumo alimentar das crianças – revisão sistemática da literatura

Autores

  • Rita Ribeiro Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Bragança, Avenida D. Afonso V - 5300-121 Bragança, Portugal.
  • Ana Pereira Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Bragança, Avenida D. Afonso V - 5300-121 Bragança, Portugal. Centro de Investigação de Montanha, Instituto Politécnico de Bragança, Campus de Santa Apolónia, 5300-253 Bragança, Portugal.
  • António Fernandes Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Bragança, Campus de Santa Apolónia, 5300-253 Bragança, Portugal. Centro de Investigação de Montanha, Instituto Politécnico de Bragança, Campus de Santa Apolónia, 5300-253 Bragança, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.v2i29.33

Palavras-chave:

hábitos alimentares, consumo alimentar, comportamento alimentar, televisão, crianças

Resumo

A omnipresença da televisão na vida das crianças representa um risco potencial para a sua saúde, pois, para além de influir hábitos alimentares inadequados, tem sido frequentemente apresentada como uma atividade sedentária, acarretando uma série de problemas que comprometem o seu correto crescimento e desenvolvimento. O objetivo deste trabalho foi analisar a possível existência de uma associação entre a visualização televisiva e o consumo alimentar das crianças. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, recorrendo às bases de dados Pubmed e Web of Science, incluindo todas as publicações disponíveis entre janeiro de 2008 e dezembro de 2018, e que cumpriam com os critérios de inclusão: artigos que incluíssem crianças com idades entre os 6 e 11 anos; que avaliassem a influência da exposição televisiva no consumo alimentar das crianças; sobre programação televisiva e artigos disponíveis em texto integral, publicados em inglês, espanhol e português. Após a leitura de títulos, resumos e aplicação de critérios, foram obtidos 12 artigos de um total de 2091. Verificou-se que a exposição televisiva induzia a um baixo consumo de fruta e hortícolas (33,3% e 41,7% dos estudos, respetivamente), destacando como principais causas o tempo excessivo de visualização televisiva, a visualização televisiva durante as refeições e a existência de televisão no quarto. O elevado consumo de produtos açucarados salientou-se em 50,0% dos estudos, seguindo-se o de batatas fritas (41,7%), snacks salgados, produtos industrializados e fast-food, em 25,0%. Quanto à ingestão de bebidas, as mais consumidas foram as bebidas com adição de açúcar, cuja maioria (50,0% dos estudos) relacionou o elevado consumo com o tempo excessivo de visualização televisiva, a visualização televisiva durante as refeições e a existência de televisão no quarto. Não obstante, o elevado consumo de açúcar e gordura foi relacionado com a exposição televisiva. Constatou-se que a exposição televisiva está negativamente associada ao consumo de hortofrutícolas e positivamente associada a produtos com elevado teor de açúcar, gordura e sal. Neste sentido, torna-se imperativo reforçar a investigação sobre a influência da exposição televisiva no consumo alimentar das crianças, com implementação de medidas de mitigação onde seja enfatizada a importância de uma alimentação saudável das crianças.

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Publicado

2021-12-08

Como Citar

Ribeiro , R., Pereira, A., & Fernandes, A. (2021). Influência da exposição televisiva no consumo alimentar das crianças – revisão sistemática da literatura . Egitania Sciencia, 2(29), 223–244. https://doi.org/10.46691/es.v2i29.33

Edição

Secção

Artigos