Compreensão de textos expositivos: avaliação de uma intervenção em leitura no 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico

Autores

  • Teresa Costa-Pereira UIDEF, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Otília Sousa Instituto Politécnico de Lisboa – Escola Superior de Educação e UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.v2i29.32

Palavras-chave:

Leitura, Textos expositivos, Construção de conhecimento, Cognição e Metacognição

Resumo

A leitura, competência-chave que permite ao ser humano integrar-se na sociedade, aceder à cultura escrita, refletir e construir conhecimento sobre o mundo que o rodeia, deve ser trabalhada de forma integrada em sala de aula. Práticas pedagógicas que promovam o trabalho da compreensão na leitura de forma transversal, em todas as áreas do currículo, têm um papel crucial na formação de leitores e escritores competentes e de cidadãos críticos e participativos. Esta investigação pretende dar conta da forma como a leitura de textos expositivos, com a utilização de estratégias cognitivas e metacognitivas, aliadas a um ensino sistemático, explícito e progressivo de leitura, ajuda os alunos a construir conhecimento e a melhorar as competências de leitura desses textos. O estudo, quasi-experimental, foi realizado no 4.º ano do 1.º CEB (1 turma experimental e 2 de controlo), de um agrupamento pertencente a um Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP) da região de Lisboa. Os resultados mostram que, após a intervenção, houve um aumento do número de respostas corretas em todos os tipos de compreensão, o que indica que o trabalho realizado ajudou os alunos a melhorar o seu desempenho em leitura.

Downloads

Publicado

2021-12-08

Como Citar

Pereira, T., & Sousa, O. (2021). Compreensão de textos expositivos: avaliação de uma intervenção em leitura no 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico. Egitania Sciencia, 2(29), 205–222. https://doi.org/10.46691/es.v2i29.32

Edição

Secção

Artigos