Os temas económicos em destaque nas capas de dois jornais diários generalistas durante a pandemia de COVID-19

Autores

  • Joana Martins Mota Escola Superior de Educação, CI&DEI, Instituto Politécnico de Viseu, Portugal. Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra. Título de Especialista em Jornalismo e Reportagem.

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.v2i29.30

Palavras-chave:

jornalismo económico, covid-19, pandemia, economia

Resumo

A informação económica tem uma presença relevante nos jornais generalistas e a economia tem sido referenciada como uma das áreas mais afetadas pela pandemia da Covid-19. Neste artigo, procurámos perceber qual o peso do jornalismo económico nas capas de dois jornais diários generalistas – o Correio da Manhã e o Público – no período compreendido entre o decreto do primeiro estado de emergência e a véspera do segundo estado de emergência em Portugal. Apesar das suas diferenças editoriais, concluímos que os jornais se aproximam no espaço que dedicam aos destaques relacionados com a economia e que, dentro do jornalismo económico, o impacto do novo Coronavírus na economia portuguesa foi o assunto dominante. Ainda assim, registámos diferenças na forma de abordagem, bem como no tipo de temas económicos destacadas por cada um dos jornais, à margem da pandemia.

Downloads

Publicado

2021-12-08

Como Citar

Mota, J. (2021). Os temas económicos em destaque nas capas de dois jornais diários generalistas durante a pandemia de COVID-19. Egitania Sciencia, 2(29), 169–183. https://doi.org/10.46691/es.v2i29.30

Edição

Secção

Artigos