Utilização do comércio eletrónico por estudantes do ensino superior: estudo comparativo entre alunos do Brasil e de Portugal

Autores

  • Ana Fernandes Bacharel em Administração - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Brasil
  • Lilian Martins Bacharel em Administração - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Brasil
  • José Alexandre Martins Doutor em Didática das Ciências e Tecnologia – Especialização em Didática das Ciências Matemáticas. Professor Adjunto da Escola Superior de Turismo e Hotelaria - Instituto Politécnico da Guarda - Portugal. Investigador da UDI e do CiTUR.
  • Glauciene Martins Doutora em Administração. Professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Brasil. Pesquisadora do NICE (Núcleo de Inovação, Competitividade e Empreendedorismo).
  • Vitor Roque Doutor em Ciências e Tecnologias da Comunicação. Professor Adjunto da Escola Superior de Turismo e Hotelaria - Instituto Politécnico da Guarda - Portugal. Investigador da UDI, do CiTUR e do CISeD.

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.v2i29.28

Palavras-chave:

Brasil, Comércio eletrónico, Estudantes, Ensino Superior, Portugal

Resumo

Com o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), as formas de fazer negócios modificaram-se. Surgindo em 1979, os primeiros indícios do comércio eletrónico, o e-commerce, termo originário do inglês, proporcionou uma nova maneira de fazer trocas de bens e serviços através da Internet, utilizando dispositivos eletrónicos. Atualmente, consumidores, empresas e instituições governamentais fazem negócios através dos meios virtuais de forma online. O comércio eletrónico cresce a cada dia bem como o número de pessoas (consumidores) que aderem às compras online. O presente artigo tem como objetivo conhecer os hábitos de consumo online dos estudantes de nível superior de duas instituições de ensino, uma no Brasil, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), e outra em Portugal, o Instituto Politécnico da Guarda (IPG). A partir da pesquisa efetuada, verificou-se que o comportamento de consumo online dos estudantes de ambas as instituições é semelhante, verificando-se apenas algumas variações em situações pontuais.

Downloads

Publicado

2021-12-08

Como Citar

Fernandes, A., Martins, L., Martins , J., Martins, G., & Roque , V. (2021). Utilização do comércio eletrónico por estudantes do ensino superior: estudo comparativo entre alunos do Brasil e de Portugal. Egitania Sciencia, 2(29), 133–152. https://doi.org/10.46691/es.v2i29.28

Edição

Secção

Artigos