Utilização do comércio eletrónico por estudantes do ensino superior: estudo comparativo entre alunos do Brasil e de Portugal
DOI:
https://doi.org/10.46691/es.v2i29.28Palavras-chave:
Brasil, Comércio eletrónico, Estudantes, Ensino Superior, PortugalResumo
Com o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), as formas de fazer negócios modificaram-se. Surgindo em 1979, os primeiros indícios do comércio eletrónico, o e-commerce, termo originário do inglês, proporcionou uma nova maneira de fazer trocas de bens e serviços através da Internet, utilizando dispositivos eletrónicos. Atualmente, consumidores, empresas e instituições governamentais fazem negócios através dos meios virtuais de forma online. O comércio eletrónico cresce a cada dia bem como o número de pessoas (consumidores) que aderem às compras online. O presente artigo tem como objetivo conhecer os hábitos de consumo online dos estudantes de nível superior de duas instituições de ensino, uma no Brasil, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), e outra em Portugal, o Instituto Politécnico da Guarda (IPG). A partir da pesquisa efetuada, verificou-se que o comportamento de consumo online dos estudantes de ambas as instituições é semelhante, verificando-se apenas algumas variações em situações pontuais.
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