O conhecimento de design num projeto de criação da identidade visual de uma marca: um estudo qualitativo sobre a prática legitimada do design gráfico

Autores

  • Manuela Maia Instituto Superior de Educação e Ciência, Lisboa, Portugal / TGRAF (Centro Internacional de Estudos e Investigação em Tecnologias Gráficas e Comunicação Científica)

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.v2i29.27

Palavras-chave:

conhecimento de design, cognição em design, legitimação do design, design multidisciplinar, design gráfico

Resumo

Este artigo tem por objetivo contribuir para a legitimação do design a partir da reflexão sobre a natureza do conhecimento de design, através de um estudo realizado sobre a prática académica de design gráfico. O nosso referencial teórico constitui-se pela visão sobre o design de organizações de referência internacional, nomeadamente sobre o papel do designer na resolução de problemas complexos e pelo estudo de Carvalho e Dong (2008) sobre o que constitui realização de conhecimento legitimado num conjunto de disciplinas de design. Tendo como objetivo verificar da existência de princípios orientadores internalizados na prática de estudantes de design consistente com as conclusões de Carvalho e Dong, o nosso estudo parte da análise de relatórios de projeto de final de curso sobre criação da identidade visual de uma marca. A partir da análise de conteúdo realizada aos relatórios de estudante e de descrições sobre a sua prática projetual, é possível verificar a existência de códigos de legitimação consistentes com uma prática reconhecida, valorizada e legitimada. As conclusões permitem reconhecer que existe uma correlação entre a visão dos praticantes de design gráfico, sobre o seu potencial para a resolução de problemas de comunicação complexos, e a natureza cognitiva da sua prática pelo conhecimento de design colocado em ação no processo de design.

Publicado

2021-12-08

Como Citar

Maia, M. (2021). O conhecimento de design num projeto de criação da identidade visual de uma marca: um estudo qualitativo sobre a prática legitimada do design gráfico. Egitania Sciencia, 2(29), 113–132. https://doi.org/10.46691/es.v2i29.27

Edição

Secção

Artigos