Caracterização da faturação eletrónica em Portugal sob a perspetiva da certificação de programas informáticos

Autores

  • Nelson Russo Doutorando na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)/ Universidade Aberta (UAb), em Ciência e Tecnologia Web. Inspetor Tributário, na Área de Informática, na Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).
  • Leonilde Reis Professora Coordenadora com Agregação do Departamento de Sistemas de Informação (DSI) da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). Doutorada em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho.
  • Clara Silveira Professora Coordenadora da Unidade Técnico-Científica de Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda, Unidade de Investigação do Interior do Instituto Politécnico da Guarda - UDI/IPG. Doutorada na área de Engenharia de Software pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.v2i27.126

Palavras-chave:

faturação eletrónica, certificação de programas de faturação, tecnologias de informação e comunicação, requisitos

Resumo

O objetivo deste artigo é apoiar as empresas no processo de implementação de um programa informático de faturação certificado pela Administração Tributária, no momento da decisão em investir no desenvolvimento interno ou na aquisição de um programa de faturação, tendo em consideração a capacidade de investimento da empresa, a tecnologia necessária e a conformidade com os requisitos fiscais. Foi efetuada a caraterização das empresas portuguesas e da faturação eletrónica em Portugal, bem como o enquadramento regulamentar e fiscal português, que condiciona a emissão de documentos fiscalmente relevantes, por via eletrónica. Através da análise da literatura sobre a temática e do enquadramento legal, foi identificado um conjunto de requisitos essenciais para a conformidade e subjacentes à certificação de um programa de faturação, que permite criar um modelo de decisão comum, aplicável a empresas portuguesas, que decidam implementar um programa de faturação. Considera-se que o instrumento de apoio à decisão desenvolvido permitirá às empresas adquirentes ou produtoras de software, ampliar a compreensão dos requisitos, dos possíveis constrangimentos e dos resultados esperados, no momento de delinear a conformidade com os requisitos, subjacentes à certificação de programas informáticos de faturação, para implementação de faturação eletrónica.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Russo, N., Reis, L., & Silveira, C. (2020). Caracterização da faturação eletrónica em Portugal sob a perspetiva da certificação de programas informáticos. Egitania Sciencia, 2(27), 163–184. https://doi.org/10.46691/es.v2i27.126

Edição

Secção

Artigos