Dor na face anterior da anca no adulto

Autores

  • Carla Matos (MD, PhD), Professora Associada da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal / FP-ENAS ((Unidade de Investigação UFP em Energia, Ambiente e Saúde), CEBIMED (Centro de Estudos em Biomedicina), Fundação Fernando Pessoa), Porto, Portugal / Unidade de Saúde Familiar de Ramalde, ACES Porto Ocidental, Porto, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.v2i27.124

Palavras-chave:

dor na anca, face anterior

Resumo

A dor na face anterior da anca é uma queixa comum no adulto. Diversas estruturas (ossos, cartilagens, músculos, tendões e bursas) coexistem nessa região, e apresentam potencial de causar queixas álgicas muito similares, tornando o diagnóstico diferencial de uma dor na anca frequentemente difícil. Este trabalho de revisão tem como objetivo a sistematização dos diagnósticos possíveis no adulto que se apresenta com dor na face anterior da anca. O diagnóstico baseia-se na duração da dor (aguda, crónica), nas condições em que surgiu (como trauma ou uso repetido), bem como na idade do doente (adolescente, idoso), pelo que uma anamnese cuidada é crucial. O exame físico, incluindo exames específicos para a anca, e estudos analíticos ou imagiológicos, podem complementar a avaliação e ajudar ao diagnóstico.

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Matos, C. (2020). Dor na face anterior da anca no adulto. Egitania Sciencia, 2(27), 127–142. https://doi.org/10.46691/es.v2i27.124

Edição

Secção

Artigos