Competitividade no comércio externo do brasil: uma aplicação do modelo constant market share
DOI:
https://doi.org/10.46691/es.v2i27.122Palavras-chave:
Brasil, competitividade, constant market share, exportações, rochas ornamentais e de revestimentoResumo
Este trabalho tem como propósito analisar o desempenho das exportações brasileiras das principais Rochas Ornamentais e de Revestimento (ROR), comparativamente às exportações mundiais, abordando-as na forma agregada e desagregada. Pela aplicação do modelo Constant Market Share (CMS), procura-se identificar, no período 2004-2015, as principais fontes de crescimento das exportações de mercadorias deste setor e, dessa forma, contribuir para uma melhor compreensão dos fatores subjacentes à sua competitividade externa. Os resultados indicam que nos subperíodos 2004-2007 e 2008-2011 o crescimento das exportações brasileiras no setor, como um todo, deveuse, primordialmente, ao efeito crescimento do comércio mundial, embora os efeitos composição e destino das exportações tivessem também influência positiva. Nestes dois subperíodos, o efeito competitividade foi negativo. Para o período 2012-2015, constata-se uma mudança significativa em relação aos períodos anteriores, apresentando-se o efeito destino das exportações como a principal fonte de crescimento das exportações brasileiras de ROR.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Egitania Sciencia
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.