Competitividade no comércio externo do brasil: uma aplicação do modelo constant market share

Autores

  • Raquel Pereira Doutorada em Economia pela Universidade de Santiago de Compostela. Professora Adjunta do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP). Membro do Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto (CEOS.PP).
  • Maria Ribeiro Doutorada em Economia pela Universidade do Minho. Professora Coordenadora do ISCAP. Membro do Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto (CEOS.PP).
  • Luiz Castro Mestre em Empreendedorismo e Internacionalização pelo ISCAP. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM (Uberaba-MG).

DOI:

https://doi.org/10.46691/es.v2i27.122

Palavras-chave:

Brasil, competitividade, constant market share, exportações, rochas ornamentais e de revestimento

Resumo

Este trabalho tem como propósito analisar o desempenho das exportações brasileiras das principais Rochas Ornamentais e de Revestimento (ROR), comparativamente às exportações mundiais, abordando-as na forma agregada e desagregada. Pela aplicação do modelo Constant Market Share (CMS), procura-se identificar, no período 2004-2015, as principais fontes de crescimento das exportações de mercadorias deste setor e, dessa forma, contribuir para uma melhor compreensão dos fatores subjacentes à sua competitividade externa. Os resultados indicam que nos subperíodos 2004-2007 e 2008-2011 o crescimento das exportações brasileiras no setor, como um todo, deveuse, primordialmente, ao efeito crescimento do comércio mundial, embora os efeitos composição e destino das exportações tivessem também influência positiva. Nestes dois subperíodos, o efeito competitividade foi negativo. Para o período 2012-2015, constata-se uma mudança significativa em relação aos períodos anteriores, apresentando-se o efeito destino das exportações como a principal fonte de crescimento das exportações brasileiras de ROR.

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Publicado

2020-06-30

Como Citar

Pereira, R., Ribeiro, M., & Castro, L. (2020). Competitividade no comércio externo do brasil: uma aplicação do modelo constant market share. Egitania Sciencia, 2(27), 91–109. https://doi.org/10.46691/es.v2i27.122

Edição

Secção

Artigos